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 Efeito fade

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MensagemAssunto: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSex maio 23, 2008 2:26 pm

Como prometido, um tutorial simples ai pra começar a contribuir ^^
---
Nivel: Iniciante
Versão Usada: GM6.1
---

Para fazer um efeito de escurecer/clarear a tela manualmente basicamente vc precisará desenhar um retângulo do tamanho da tela e mudar a transparência dele.

Para começar, crie um obj que irá controlar o efeito. Vou chama-lo de obj_controle. Nesse oj, adicione um evento create e crie duas variaveis para indicar o nível de opacidade e se o efeito está ligado ou não.
Código:
opacidade=1;
ligado=0;

Obs: O nível máximo de opacidade é 1, onde estará com toda a cor, quanto menor o valor, mais transparente.

Agora vamos trabalhar no evento draw para desenhar nosso retângulo...
Iremos usar as seguintes funções:

  • draw_set_alpha(nivel) - É usada para alterar o nível de transparência do que está sendo desenhado;
  • draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,lina) - Essa função irá desenhar o retângulo. X1 e Y1 indicam a posição do retângulo na tela, X2 e Y2 indicam o tamanho(largura e altura, respectivamente) e linha indica se somente uma linha deverá ser desenhada, sem preenchimento;
  • draw_set_color(cor) - Usada para definir a cor do desenho.
Conhecendo as funções podemos começar o código do evento draw...
Código:
draw_set_alpha(opacidade);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(0,0,640,480,0);
Primeiro definimos o nível de transparência usando a variável que criamos antes, depois definimos a cor do desenho para preto e finalmente desenhamos o retângulo. Repare que o tamanho usado nesse exemplo é 640x480, lembre-se de usar o tamanho da tela do seu jogo.

Agora temos que criar um jeito de ligar e desligar a transparência, para testar, adicione dois eventos key press, eu usei A e S para ligar e desligar, respectivamente.
Evento A:
Código:
ligado=1;
Evento S:
Código:
ligado=0;

Já definimos o desenho e um sistema de teste para ligar e desligar, mas é agora que iremos criar o efeito de transição fazendo com que fique transparente aos poucos. Adicione um evento step e nele coloque as seguintes condições.
Código:
if ligado==1 && opacidade>0 then //se o efeito estiver ligado e a opacidade for maior que zero)
{
opacidade-=0.1;
}
if ligado==0 && opacidade<1 then//se o efeito estiver desligado e a opacidade for menor do que 1
{
opacidade+=0.1
}
É bem simples, apenas checa se o sistema está ligado ou não e soma ou subtrai o valor da opacidade aos poucos para dar o efeito de transição.

Adicione o obj a room e pronto, vc já criou manualmente seu efeito de fade. Wink
---



flw.................
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSex maio 23, 2008 2:28 pm

eu nao tenho gm 6
mas essa foi legaal
nao conhecia isso
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSex maio 23, 2008 2:29 pm

David escreveu:
eu nao tenho gm 6
mas essa foi legaal
nao conhecia isso
Também funciona no 7 ^^
Ali só especifica a ver~sao que eu usei quando estava escrevendo, mas é totalmente compatível.


flw.....
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSex maio 23, 2008 2:35 pm

Vai ajudar bastante o pessoal ! Very Happy

Vlw ae hiperbite
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSex maio 23, 2008 2:40 pm

Very Happy vai fica legal se agente fize em video tutorial
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rafasgb
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitimeSáb Jun 14, 2008 5:41 pm

Tutorial Movido Para a Tutoriais Aprovados
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MensagemAssunto: Re: Efeito fade   Efeito fade Icon_minitime

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