Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalPlataformas Invisíveis BlogRegistarÚltimas imagensPlataformas Invisíveis Orkut10RegrasEntrar

 

 Plataformas Invisíveis

Ir para baixo 
AutorMensagem
Eskyz
Membro
Membro
Eskyz


Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 27
Warning : 0%
Premios :
Plataformas Invisíveis Trophy10: 0
Plataformas Invisíveis Trophy11: 0
Plataformas Invisíveis Trophy12: 0
Habilidade 1 : Plataformas Invisíveis Mmf10
Habilidade 2 : Plataformas Invisíveis Gm11

Plataformas Invisíveis Empty
MensagemAssunto: Plataformas Invisíveis   Plataformas Invisíveis Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 4:13 pm

Tutorial Plataformas Invisíveis

Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

Sobre o Tutorial:

Olá galera! Hoje estou aqui para ensinar a vocês algo BEEM, mas BEEM básico e ao mesmo tempo BEEM, BEEM útil. Sabem aquelas plataformas do Megaman X6 da fase daquele doidinho das conchas? Aquelas logo do começo, que são invisiveis, e quando você pula nelas elas aparecem. Então, vou ensinar a fazer elas aqui. É fácil.

P.S.: Dou créditos também ao Silas por me ensinar a fazer a animação de piscar só se repetir novamente quando pular na plataforma novamente, ou algo semelhante...

Material Necessário:

Uh, isso tá parecendo é aqueles programas de culinária XD

* Uma sprite de Plataforma
* Um dos programas citados no início da Matéria XD

Procedimento:

É fácil. Primeiro crie um novo Active Object (Objeto Ativo). Aqui vai uma foto dele no Multimedia Fusion 2. Não se preocupe, porque o Active Object do Multimedia Fusion 2 é BEM parecido com o do The Games Factory. Então, aí vai a foto: (só vou colocar isso porque pode ser que venham iniciantes ver essa matéria né XD)

Plataformas Invisíveis Screenactive
Multimedia Fusion 2

Agora edite as animações dele. Na verdade, basta colocar na Standing a sprite da plataforma, e na Walking coloque uma sprite da plataforma, e em seguida, uma sprite transparente. Repita esse processo. Cada vez que fizer isso, a plataforma vai piscar uma vez quando o personagem subir nela. Então, fique a vontade para escolher quantas vezes vai repetir esse processo. Mas tem um detalhe: a animação tem que terminar com a sprite da plataforma. Se ela terminar com uma sprite transparente, vai bugar tudo. Veja como tem que terminar:

Plataformas Invisíveis Screenanimation

Você também pode definir a velocidade da animação se quiser (aconselho a velocidade em 10, mas não posso te obrigar a nada, afinal, o jogo é seu né, não meu XD). ATENÇÃO: NÃO MARQUE A OPÇÃO LOOP!!

Agora crie outro Active Object. Pinte ele de uma cor qualquer, e mude o tamanho para uma linha nem tão fina nem tão grossa. Essa linha é que vai fazer o personagem não cair quando encostar na plataforma. Vamos chamá-lo de Detector de Cima. Certo, crie mais 2 detectores de colisão e coloque nas laterais. Vamos chamá-los de Detector Lateral 1 e Detector Lateral 2. Posicione os Detectores Laterais na lateral da plataforma, e o Detector de Cima, em cima da plataforma. Mas não cubra totalmente a plataforma com os detectores. Deixe no mínimo, um pixel fora da linha traçada pelos detectores. Assim:

Plataformas Invisíveis Screendetector
Se você notar bem, nas laterais e em cima, eu deixei os detectores em baixo do primeiro pixel, tanto os das laterais quanto os da horizontal...

Enquanto isso, no Event Editor:

Nossa, eu amo essa frase XD! Agora vem a parte mais importante. A edição dos eventos. Para não ficar muito confuso, crie um grupo, coloque o nome "PLATAFORMA INVISÍVEL" (sem aspas, e não precisa ser necessáriamente esse, mas é aconselhável).

Plataformas Invisíveis Screengroup

Agora vá adicionando as condições nele. Adicione as seguintes condições: (em Negrito, as condições, em Itálico, as explicações)

START OF FRAME > MAKE OBJECT INVISIBLE (PLATAFORMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR DE CIMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR LATERAL 1) E (DETECTOR LATERAL 2)
Bem, isso fará que com o início do nível, a plataforma fique invisível]

(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE OBJECT REAPPEAR
Quando o personagem colidir com a plataforma, a plataforma aparece

(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE INVISIBLE
Atenção: Ponha um negate nessa condição! Para colocar um Negate, clique com o botão direito do mause no número da condição e selecione a opção "Negate". Se tiver dado certo, tem que ter ficado deste jeito:
Plataformas Invisíveis Screennegate
Nem em todas as condições, o Negate pode ser usado! Isso fará com que quando o personagem não estiver colidindo com plataforma, a plataforma ficar invisível


(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) CHANGE ANIMATION SEQUENCE TO WALKING
Isso vai fazer com que quando o personagem pisar na plataforma, ela aparecer, piscar, e ficar parada.

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR DE CIMA) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector de Cima, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 1) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector Lateral 1, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 2) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector Lateral 2, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

Meu Resultado:

Bem, tá aí, foi assim que ficou o MEU resultado:

Plataformas Invisíveis Img-resized Redução da imagem: 76% do seu tamanho original [ 673 x 315 ]
Plataformas Invisíveis Screeneventeditor

Finalizando:

Pronto, tá aí sua Plataforma Invsível feita! Espero que gostem, e aqui acaba meu tutorial.

Abraços!

NOTA: O tutorial foi feito por mim mesmo. Talvez esteja em HTML no
post, porque eu só peguei o código fonte da seleção lá do meu blog Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legalgamesforum.k6.com.br/
 
Plataformas Invisíveis
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Makers :: MultimediaFusion :: Tutoriais-
Ir para: