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 Plataformas Invisíveis

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Eskyz
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MensagemAssunto: Plataformas Invisíveis   Sex Jan 23, 2009 4:13 pm

Tutorial Plataformas Invisíveis

Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

Sobre o Tutorial:

Olá galera! Hoje estou aqui para ensinar a vocês algo BEEM, mas BEEM básico e ao mesmo tempo BEEM, BEEM útil. Sabem aquelas plataformas do Megaman X6 da fase daquele doidinho das conchas? Aquelas logo do começo, que são invisiveis, e quando você pula nelas elas aparecem. Então, vou ensinar a fazer elas aqui. É fácil.

P.S.: Dou créditos também ao Silas por me ensinar a fazer a animação de piscar só se repetir novamente quando pular na plataforma novamente, ou algo semelhante...

Material Necessário:

Uh, isso tá parecendo é aqueles programas de culinária XD

* Uma sprite de Plataforma
* Um dos programas citados no início da Matéria XD

Procedimento:

É fácil. Primeiro crie um novo Active Object (Objeto Ativo). Aqui vai uma foto dele no Multimedia Fusion 2. Não se preocupe, porque o Active Object do Multimedia Fusion 2 é BEM parecido com o do The Games Factory. Então, aí vai a foto: (só vou colocar isso porque pode ser que venham iniciantes ver essa matéria né XD)


Multimedia Fusion 2

Agora edite as animações dele. Na verdade, basta colocar na Standing a sprite da plataforma, e na Walking coloque uma sprite da plataforma, e em seguida, uma sprite transparente. Repita esse processo. Cada vez que fizer isso, a plataforma vai piscar uma vez quando o personagem subir nela. Então, fique a vontade para escolher quantas vezes vai repetir esse processo. Mas tem um detalhe: a animação tem que terminar com a sprite da plataforma. Se ela terminar com uma sprite transparente, vai bugar tudo. Veja como tem que terminar:



Você também pode definir a velocidade da animação se quiser (aconselho a velocidade em 10, mas não posso te obrigar a nada, afinal, o jogo é seu né, não meu XD). ATENÇÃO: NÃO MARQUE A OPÇÃO LOOP!!

Agora crie outro Active Object. Pinte ele de uma cor qualquer, e mude o tamanho para uma linha nem tão fina nem tão grossa. Essa linha é que vai fazer o personagem não cair quando encostar na plataforma. Vamos chamá-lo de Detector de Cima. Certo, crie mais 2 detectores de colisão e coloque nas laterais. Vamos chamá-los de Detector Lateral 1 e Detector Lateral 2. Posicione os Detectores Laterais na lateral da plataforma, e o Detector de Cima, em cima da plataforma. Mas não cubra totalmente a plataforma com os detectores. Deixe no mínimo, um pixel fora da linha traçada pelos detectores. Assim:


Se você notar bem, nas laterais e em cima, eu deixei os detectores em baixo do primeiro pixel, tanto os das laterais quanto os da horizontal...

Enquanto isso, no Event Editor:

Nossa, eu amo essa frase XD! Agora vem a parte mais importante. A edição dos eventos. Para não ficar muito confuso, crie um grupo, coloque o nome "PLATAFORMA INVISÍVEL" (sem aspas, e não precisa ser necessáriamente esse, mas é aconselhável).



Agora vá adicionando as condições nele. Adicione as seguintes condições: (em Negrito, as condições, em Itálico, as explicações)

START OF FRAME > MAKE OBJECT INVISIBLE (PLATAFORMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR DE CIMA), MAKE OBJECT INVISIBLE (DETECTOR LATERAL 1) E (DETECTOR LATERAL 2)
Bem, isso fará que com o início do nível, a plataforma fique invisível]

(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE OBJECT REAPPEAR
Quando o personagem colidir com a plataforma, a plataforma aparece

(PERSONAGEM) COLLISIONS OVERLAPPING ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) MAKE INVISIBLE
Atenção: Ponha um negate nessa condição! Para colocar um Negate, clique com o botão direito do mause no número da condição e selecione a opção "Negate". Se tiver dado certo, tem que ter ficado deste jeito:

Nem em todas as condições, o Negate pode ser usado! Isso fará com que quando o personagem não estiver colidindo com plataforma, a plataforma ficar invisível


(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (PLATAFORMA) > (PLATAFORMA) CHANGE ANIMATION SEQUENCE TO WALKING
Isso vai fazer com que quando o personagem pisar na plataforma, ela aparecer, piscar, e ficar parada.

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR DE CIMA) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector de Cima, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 1) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector Lateral 1, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

(PERSONAGEM) COLLISON ANOTHER OBJECT (DETECTOR LATERAL 2) > (PERSONAGEM) MOVEMENT STOP
Quando o personagem colidir com o Detector Lateral 2, o movimento para. Se você usar custom, faça isso do jeito do custom, pois ainda estou aprendendo a usar o Movimento Custom, então não posso ensinar a fazer pelo mesmo...

Meu Resultado:

Bem, tá aí, foi assim que ficou o MEU resultado:

Redução da imagem: 76% do seu tamanho original [ 673 x 315 ]


Finalizando:

Pronto, tá aí sua Plataforma Invsível feita! Espero que gostem, e aqui acaba meu tutorial.

Abraços!

NOTA: O tutorial foi feito por mim mesmo. Talvez esteja em HTML no
post, porque eu só peguei o código fonte da seleção lá do meu blog Wink
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