Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalTutorial Counters BlogRegistarÚltimas imagensTutorial Counters Orkut10RegrasEntrar

 

 Tutorial Counters

Ir para baixo 
AutorMensagem
Eskyz
Membro
Membro
Eskyz


Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 27
Warning : 0%
Premios :
Tutorial Counters Trophy10: 0
Tutorial Counters Trophy11: 0
Tutorial Counters Trophy12: 0
Habilidade 1 : Tutorial Counters Mmf10
Habilidade 2 : Tutorial Counters Gm11

Tutorial Counters Empty
MensagemAssunto: Tutorial Counters   Tutorial Counters Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 4:15 pm

Tutorial Counters

Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

Sobre o Tutorial:

Fiz esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters

Introdução:

Counters são uma função do The Games Factory, Multimedia Fusion e Multimedia Fusion 2. Básicamente são "Contadores" que com bastante criatividade e experiência podem ajudar inclusive a criar um jogo isométrico. Um bom exemplo de que o Counter fez bonito foi na engine de Jogo Isométrico do STALTZ. Você pode fazer o seu Counter ser desde um simples contador de tempo, até uma informação PRECISA da posição atual do jogador (no jogo, claro)

Como os uso?

Insira um novo objeto e selecione a opção "Counter". Simples não?!

Aparência:

O Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden, Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos saber como o counter fica em cada uma delas...

Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo

Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados

Vertical Bar: Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...

Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal

Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação

Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção

Valores:

O Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value (Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser editados nas propriedades do Counter

Enquanto Isso no Event Editor:

Enquanto o Counter tem todas essas funções no LEVEL EDITOR, ele é ainda MAIS funcional no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que esse tutorial não é destinado a isso

Condições:

Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...

Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico

Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...

Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...

Eventos:
P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe...

Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)

Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)

Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito

Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico

Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado

Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado

Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)

Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)

Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter

Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter

Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)

Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)

Possibilidades:

Com criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com counters.

Finalizando:

Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Abraços!

NOTA: O tutorial foi feito por mim mesmo. Talvez esteja em HTML no post, porque eu só peguei o código fonte da seleção lá do meu blog Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.legalgamesforum.k6.com.br/
 
Tutorial Counters
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tutorial, Crie seu primeiro Game
» [TUTORIAL] Jogue SNES no seu PS2!
» [Tutorial]O bom uso do fórum - Parte 1
» Sistema de Batalha Customizável + Tutorial
» Tutorial basico para iniciantes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Makers :: MultimediaFusion :: Tutoriais-
Ir para: