InícioPortalRegistrar-seFAQRegrasConectar-se

Compartilhe | 
 

 [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico

Ir em baixo 
AutorMensagem
Soul Filter
Designer
Designer
avatar

Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 24
Warning : 0%
Premios : : 0
: 0
: 0
Habilidade 1 :
Habilidade 2 :

MensagemAssunto: [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico   Sab Maio 23, 2009 10:14 pm

1º Tutorial de mapeamento

Mapeando uma Bosque


O porquê deste Tutorial:

Bom, eu particulamente já joguei muitos games do Rpg Maker, e muitos deles eram verdadeiras tragédias, os mapas horríveis, sem noção de espaçamento, de realidade, ou seja, jogos horríveis, então resolvi ajudar a galera a fazer games no RM com esse tutorial de mapeamento
Primeira parte: Mapeando a estrutura do mapa

Eu gosto de iniciar meus mapas sempre com a estrutura deles, a forma inicial deles, o esqueleto do mapa, definir todas as formas que ele terá, elevações, erosão, etc. para iniciarmos o mapeamento, primeiro abrimos o Rpg Maker 2000 / 2003, vamos em Project> New e criamos um novo game.Depois, no canto esquerdo inferior do maker, terá uma área com uma pasta, essa é a pasta do seu jogo e onde ficarão todos os mapas, dê um clique nela com o botão direito, e quando aparecer a janela de opções selecione New Map.Vai aparecer uma janela com todas as propriedades de seu mapa, configure-a como quiser ( eu usei 40 x 40 quadros ).Pronto, agora comece a mapear com o gráfico de terra do chipset ( no canto esquerdo do maker) Faça as formas do seu mapa.
Exemplo:



Segunda Parte: Elementos Essenciais


Essa é a parte dos elementos essenciais em seu mapa, uma das piores partes pra min ( acho a mais difícil ) pois aqui você terá que definir todas as partes que não pode faltar em um mapa, baseando-se num mapa real. em um bosque, não pode faltar grama, árvores, pedras, etc. não pode faltar vida! Fiz essa parte de acordo com o que eu acho que é um bosque.
Exemplo:


Terceira Parte: Finalizando o que falta
Essa é a parte que eu mais gosto, aqui vamos colocar o que falta no mapa acima, vamos finalizar o bosque e enfeitá-lo de acordo com um bosque real, não tenha medo de acrenscentar elementos ao mapa, faça tudo muito, mas não exagere pra não perder a proporção do espaço.
Exemplo:


Quarta Parte: Efeitos
Essa é a parte em que usaremos eventos, é bem fácil e dá um toque especial aos mapas. Os efeitos que gosto de usar nos mapas de florestas são Animais, eventos com borboletas, esquilos, ursos, etc.
Exemplo:

Ai nesse caso, pra colocar uma borboleta e fazer ela se movimentar, vc coloca o gráfico de uma borboleta, vai em movement type e seleciona random movement, com frequência 8, vai em movement speed e seleciona 3 x2 slower ( velocidade padrão ) a posição Over Hero e inicar ele como Parallel process, e pronto, sua borboleta tá pronta. Outro efeito bastante interessante é o efeito de luz, vc vai em new event, e na segunda aba seleciona Show Image, e seleciona a imagem efeito de luz, coloca a transparência dela em 75 % e tamanho normal, como segue os exemplos:




Bom, o tuto é isso, só não pude postar como ficou o mapa finalizado pq essas imagens tavam de backup aqui e eu num tinha nada pra fazer com elas, ai resolvi fazer esse tutorial, mas vo refazer esse mapa todo ai e vo postar como ficou ele, se tiver alguma coisa de errado no tutorial, me avisem, Abração ai galera
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial Básico:Como Colocar Fotos
» [Cinema4D]Tutorial Materiais (Básico)
» Tutorial - Pixel Art I - Básico
» [TUTORIAL]FAN-BAR AVANÇADA
» [Video Tutorial] Bordas Modeladas - By Binho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Makers :: RpgMaker :: RpgMaker 2k3/2k :: Tutoriais-
Ir para: