CRIANDO BOTÕES NO ADOBE FLASHIai galera postando aqui um tutorial bem facinho pra vcs sobre flash, bem útil pra quem tá começando a mexer com actionscript. O actionscript 3.0 tem algumas inovações em relação ao 2.0, mas para esse tuto vamos usar o 2.0 mesmo.
OBS: É bom ter um pouco de conhecimento sobre a interface do flash para este tutorial, como conhecimentos sobre a TimeLine e desenho no Flash.
Primeiro abra o flash, na janela de boas vindas selecione Flash File
actionscript 2.0 . Na linha de tempo, uma nova layer, sendo que uma terá o nome ''Quadros'' a outra ''Botões''. Criei 3 quadros na layer Quadros, deve ficar assim:
Selecione um frame e aperte f9 ( ou clique com o botão direito > Actions ) para abrir o Script
Editor do flash. Escreva o comando stop ( ); ( para os novatos, é bom abrir o script assist e na aba ao lado esquerdo, selecione a guia TimeLine control > Stop). Repita isso nos outros 2 frames.
Agora na layer Botões, crie mais 2 frames, e desenhe nos 3,
um retângulo qualquer e insira nele o nome ‘’Botão’’. Vá no primeiro frame da
layer e escreva Frame 1, na segunda, Frame 2, e na terceira Frame 3. Deve ficar
mais ou menos assim:
No primeiro frame selecione o retângulo com o nome botão, e
aperte f8 ( ou clique com o botão direito > Convert to Symbol ) e na janela
a seguir selecione a opção Buton. Escolha um nome qualquer e repita isso com o retângulo das outras frames. Após ter transformado o os retângulos em símbolos, selecione o retângulo do primeiro frame e aperte f9, e digite o comado on (release) { gotoAndPlay (2); } ( esse comando irá fazer pular de frame ao clicar no botão) e com o retangulo do segundo frame, faça a mesma coisa, mas mude o valor (2) para (3), e no retângulo do terceiro frame, os mesmos comandos, e mude o valor de (3) para (1), e pronto, seus botões estão prontos e funcionando, dê CTRL + ENTER para testa-los.
OBS 2: Você pode mudar os comandos de controle de tempo ( gotoAndPlay ) por outros para testar o resultado ( como exemplo, nextFrame ).