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 CBS Estilo Chrono Trigger

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MensagemAssunto: CBS Estilo Chrono Trigger   Qua Set 09, 2009 9:13 pm

.:CBS Estilo Crhono Trigger 2.0:.



_________________________________________________
Criador: †anatos
Plataforma: Rpgmaker2003
Não nescessita de RTP
Nível: Experiente
(Básico, Médio, Experiente e Mestre)
Créditos:
BattleCharsets by BlackFox

Versão1.0 foi deletada

Download:
4shared.com/file/37516789/e65e78ee/Crhono_T.html

Screens:
_________________________________________________




_________________________________________________

Regras e advertencias:
-Sempre jogue Super Nintendo mesmo que seja por emulador.

-Não crie as batalhas perto das margens do mapa se não a posição do backdrop não vai paracer com a do mapa.

-Não crie nenhum evento antes dos eventos da template copie o mapa
Template, mapeie como você deseje que seja o mapa e depois que criar
todas batalhas que podem ter no mapa ai sim você cria os outros eventos.

-Não crie nenhuma luta perto dá outra.

-Não coloque NPCs(Pessoas ou passaros) perto das lutas.

-Não use moviementos randomicos nos NPCs, por que se não eles podem ficar perto dá lutas.

-Para criar lutas em "Histórias"(eventos), tipo fala com um cara dai
tem o dialogo dai sim começa a luta, basta deletar os eventos "D" do mapa e após o diaologo do evento coloque o call event para luta contra o susposto adversário.





Este sistema não é o Sistema do Jogo Crhono Trigger é apenas imitantando, para ser mais exato isso é uma Simulação
não é real, então não venha com perguntas, como colocar "técnicas
combinadas" como colocar os outros heróis e blá, blá, blá. Esse CBS
pode ser usado com outros jogos, se você entender bem mesmo o
sistema poderá colocar 4 heróis ao invés de 3, eu coloquei 3 para
aparentar o jogo original, então se quiser colocar 4, terá de manipular
o catepillar e o evento comum Start Combat.
Veja só ao lado o mesmo sistema só que feito com a RTP.

Para entender o CBS não é muito dificil, primeiro baixe a Engine, após
isso abra ele pelo rm2k3 lá você vai ver um mapa chamado template, nele
foi desenhado um campo xadrez, veja na imagem seguinte:


http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct1.png


Indice:

A: Posição em que o NPC2(Robot) deverá ser chamado.

B: Posição em que o NPC3(Frog) deverá ser chamado.

C: Posição em que o heroi(Crhono) deverá ser chamado.

D: O evento de pode ser colocado em varios lugares.
Ele é a aproximação do herói de um inimigo, exemplo:
Chegou perto de um inimigo começa a luta.

E: Esse pode ser criado mais de um, tipo três inimigos na mesma luta.

_________________________________________________

Dentro dos Eventos "D" chamara um evento único no mapa chamado
"Iniciar Combat", dentro dele que tudo será definido:

Pagina1 para luta1 página2 para luta2
(confira no mapa )

Onde ficarão os eventos que chamam a posição de pose de batalha ("A","B" e "C") com "local de Evento"(Setup Event).
Após isso ele chama um evento comum chamado Start Combat(esse você não precisará mexer).
Logo após a Luta que você deverá definir inimigo e o backdrop da luta.
Depois vem o Evento comum "terminar combat", depois a switch dá luta que você deverá definir pela luta de mapa,
tipo foi a luta 3, switch [victory3], o que sobra não precisa mexer.

Na segunda página dos eventos "D" e "E", você deverá criar
uma página em branco ativa pela switch dá luta, tipo
foi a luta 3, switch [victory3].

_________________________________________________

.:Switch Importantes:.

[0001:Batalha ON]:
Essa switch muito importante pois ela trava o herói e o catepilar para iniciar a luta.

[0002:Pose de Batalha]:
Essa é para página em que os heróis ficam em pose de batalha:

http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct2.png

[0008:Correr ON]:
Essa switch é para fazer com que o sistema de correr com o Enter funcione fluentemente

http://br.geocities.com/toadigital/r...bs/ct/ct01.gif


[0009:Correndo]:
Essa é para definir dentro de duas forks a velocidade e charset dos heróis e a pagina dos NPCs.

http://br.geocities.com/toadigital/r...bs/ct/ct02.gif


_________________________________________________


Citação:


Essas próximas swicths são muito importantes.
todas Screens tiradas para backdrop devem ter 320x240 pixels
e devem ser convertidas em 8bits, para convertelas pegue as digas abaixo.


[0010:Enemy in BackDrop]:
Essa faz com que o Herói e os NPCs(heróis) desaparesam antes dá luta e
te dá um tempo para tirar uma screen com a tecla "print Screen", do
cenario e do inimigo, assim você deverá converte a imagem em
256cores(8-bits), para tornala um backdrop do rm2k3, após importa a
imagem crie uma equipe de luta nova e coloque os inimigos em cima
exatamente dos inimigos na foto, para dá a impressão de que a luta é no
mapa.

[0011:Backdrop scene]
Nessa você fará o seguinte, ela será ativa sozinha se a [0010] já estiver ativa,
dai vá novamente você poderá tirar uma screen dá tela mas sem os inimigos e os heróis.

_________________________________________________

Convertendo em 8-bits:


Não use o MSpaint ele estraga as imagens, para isso você terá que fazer no PhotoShop.
Abra nele a imagem desejada, dai vá Arquivo depois Salvar para Web... mude nas configurações para PNG-8 depois vá no botão acima e aperte Salvar.

_________________________________________________

.:Passo-a-Passo:.

Copie o Mapa Template desenhe o mapa e tal, delete todos eventos "D" exeto 1 para poder copiar e colocar aonde forme o proximidade do inimigo.
Crie nesse mesmo mapa uma luta através daquele xadrez, mais ou menos assim:


http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct3.png



dai defina os eventos "D" e "E" onde ficaram, eu os defini assim:
(Os eventos Rosas são os D os com gráficos de monstros são os E)


http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct4.png


Agora edite o evento Iniciar Combat e defina os "Locais de Eventos"
o Mesmo que Setup Event, no lugar respectivo a cada herói em cima dá "Areia clara":
XY-[Crhono]: Abaixo
XY-[Robot]: Esquerda
XY-[Frog]: Direita



http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct5.png


No switch defina a Switch de [Victory] respectiva a luta ON.
Depois na parte onde fica o Xadrez limpe ele e faça o "teste de Jogo".

Exemplo:


http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct6.png

_________________________________________________


Criando mais de uma luta:
(Veja o exemplo no mapa Template2)
No evento Inicar Combat copie a página 1 e cole, no mesmo lugar, dai
Substitua os "Locais de Evento", pelos respectivos a luta2 e subistitua
a switch pela switch respectiva a luta
e a equipe de monstros e o backdrop pelos respectivos a luta
Pronto.


http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct7.png

Criando Monstro Grande no Mapa:
Após isso vá no Mapa "filho de lavos" abra o Evento "E" e veja como foi feito com Show Picture.

Criando Boss(Chefão de jogo):
Ao invés de chamar uma switch Victory, coloque para chamar uma switch normal do jogo tipo "derrotou o boss1".


Pronto Qualquer Dúvida pode perguntar.


By: [†anatosMaker]
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MensagemAssunto: Re: CBS Estilo Chrono Trigger   Qui Set 24, 2009 7:08 pm

UIA! tinha esse sis. de batalha no meu antigo HD, sempre tentem entender ele
mas tinhas tantas variáveis e switchs que eu nem sabia por onde começar, vlw ai legolas, parabéns mermo, pena que não mexo mas em maker
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MensagemAssunto: Re: CBS Estilo Chrono Trigger   Ter Set 29, 2009 10:41 pm

Opa...logo logo eu vou postar umas aulas minhas de Switchs e Variáveis aqui para ajudar!
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MensagemAssunto: Re: CBS Estilo Chrono Trigger   

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