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 Comandos básicos em gml

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mathy220
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MensagemAssunto: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitimeSáb Mar 08, 2008 8:48 pm

Aqui estão alguns comandos básicos sobre GML, vejam:

Comando básicos:

if: Esse código serve para quando você for fazer alguma coisa, ou quando acontecer alguma coisa. EX:
Código:
if keyboard_check(vk_up)
room_goto(room2) //esse é um exemplo, quando a seta para cima for pressionada irá para a room2

var: Esse código serve para criar uma variável, veja:
Código:
var_(nome da variável)=true

score: Bom, acho que não é preciso dizer nada, esse código define a pontuação. Ex:
Código:
//aqui estamos inserindo 10 pontos
score+=10

lives: É a mesma coisa de score, só que aqui são as vidas

false
: Esse código é como uma execusão falsa, exemplo:
Código:
//Aqui será pressionada a seta para direita, então a var_parado será falsa e a var_direita será verdadeira
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
    {
    var_parado = false
    var_direita = true
    }

gravity: O nome já diz, esse comando define a gravidade, veja um exemplo:
Código:
gravity = 0.75

sprite_index: Esse comando mostra uma sprite, veja um exemplo:
Código:
// esse é apenas um exemplo, não tente usar esse código
if keyboard_check(vk_down)
sprite_index = spr_player

instance_destroy(): Esse comando é para destruir um objeto, veja um pequeno exemplo:
Código:
// caso a seta para esquerda seja pressionada o objeto que está executando esse código será destruído
if keyboard_check_pressed(vk_left)
instace_destroy();

instance_create: Comando utilizado para criar uma instância (objeto)

image_speed: Controle da velocidade da imagem, veja:
Código:
image_speed=0.25

Comandos do teclado:

Setas:

keyboard_check(vk_up)// Seta para cima
keyboard_check(vk_down)// Seta para baixo
keyboard_check(vk_left)// Seta para a esquerda
keyboard_check(vk_right)// Seta para a direita
keyboard_check(vk_space)// Tecla barra de espaços

Letras:
(keyboard_check(ord('X'))// para você mudar as teclas apenas mude a letra X para a tecla que você deseja

Outros

hspeed*=-1: esse código serve para inverter uma velocidade. Exemplo:
Código:
//crie um evento colison do player com a parede e escreva o comando citado acima.

draw_text
: Escreve um texto, veja um exemplo:
Código:
// fica escrito time na room
draw_text(280,25,time);

view_xview e view_yview: Esse código serve para uma sprite seguir a tela. Ex:
Código:
// o objeto que está executando esse código irá  seguir a room.
view_xview+100
view_yview+100

Já disse muitos comandos, agora vamos criar alguns códigos:

Contato com o chão:
Código:
// esse código é para o contato do player com o chão, a velocidade muda para 0
move_contact_solid(direction,8)
vspeed = 0
Código:
//código bem simples, crie um evento colision de um inimigo com um bloco.
if sprite_index=spr_inimigo_esquerda
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}
Código:
// muda para a room0
room_goto(room0)


Bom, termino por aqui, caso você tem algum outro comando é só mostrar!
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LucasMan
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MensagemAssunto: Re: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitimeSáb Mar 08, 2008 8:52 pm

Vlw por ajudar Mathy220 !
Vai ajudar bastante os nossos membros !
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MensagemAssunto: Re: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitimeDom Mar 09, 2008 11:23 am

Gostei!
nao interessa se ele copiou ou nao!
oq importa e q ele postou!
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mathy220
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MensagemAssunto: Re: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitimeDom Mar 09, 2008 7:58 pm

Copiei do meu fórum Cool
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rafasgb
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MensagemAssunto: Re: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitimeSáb Jun 14, 2008 5:53 pm

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MensagemAssunto: Re: Comandos básicos em gml   Comandos básicos em gml Icon_minitime

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