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 Criando Veiculos Terrestres Por Eventos

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MensagemAssunto: Criando Veiculos Terrestres Por Eventos   Criando Veiculos Terrestres Por Eventos Icon_minitimeSeg Ago 10, 2009 6:25 pm

Créditos: Apokalipsy.

Neste tutorial você aprenderá a criar eventos terrestres por eventos, tais como bicicletas, cavalos, carros e o que você quiser. Este tutorial baseia-se basicamente em:
- Eventos Comuns
- Fork Conditions
- Variáveis e Switchs

1 - Crie um evento com a Condição de Início 'Pressionar Tecla', a prioridade dele deverá ser 'Mesmo nível do Herói'. Este evento será o veículo. Escolha o gráfico do veículo, clicando duas vezes na caixa logo abaixo de 'Gráfico', o character do evento, que deverá estar na pasta 'Characters' de seu jogo. E então vá na caixa 'Comandos de Eventos', clique duas vezes na primeira linha em branco, e na primeira coluna da terceira página, logo no final, clique no comando 'Mudar Gráfico do Personagem', e então escolha o gráfico de Character e o de Batalha que você quiser, que combine ou seja igual ao character do veículo. Depois clique duas vezes na última linha em branco da caixa 'Comandos de Eventos', e vá na segunda página, e logo na segunda coluna, clique em 'Mover Evento', e então aparecerá uma janela com a lista de movimentos, o nome do evento a ser movimentado e os comandos de movimento. No canto superior esquerdo, certamente deverá estar escrito 'Personagem', caso não esteja, clique no nome do evento que estiver lá, e escolha 'Personagem'. Depois, na segunda coluna na lista de comandos de movimento, na parte direita da janela, no final, clique em 'Mudar Velocidade'. A velocidade padrão do personagem é 4. Então escolha uma velocidade sendo 5 ou 6, e então, na lista com os comandos de eventos selecionados, na parte esquerda da janela, deverá estar assim:



Código:
<> Mudar Velocidade : 5
<>




Depois de confirmar, clique em OK. E então, na última linha em branco da caixa Comandos de Eventos, clique duas vezes e na primeira página, logo na primeira coluna, procure o comando 'Esperar', e clique nele. Aparecerá uma janela perguntando quantos "frames" será esperados, e então coloque 5 frames a serem esperados, e clique em OK. Depois, na última linha em branco da caixa de Comandos de Eventos, clique duas vezes, e na primeira página, na segunda coluna de comandos de eventos, clique em 'Opções de Switch', e crie um switch qualquer, colocando o nome que você desejar, neste tutorial, coloquei o nome do Switch de 'Montando', após selecionar o switch a ser operado, na parte de baixo da janela, logo abaixo de 'Operação', marque a opção 'ON', e clique em OK. Tudo bem, o evento do veículo está pronto. Clique em OK na janela do evento. Obs.: A janela com os comandos deste evento deverá ficar assim:



Código:
<> Mudar Gráfico do Personagem : [Herói], <Nome do Character>, 0, <Nome do Battler>, 0
<> Mover Evento : Personagem
: : <> Mudar Velocidade : 5
<> Esperar : 5 Frames
<> Opções de Switch : [<ID do Switch>: Montando] = ON
<>




2 - Abra o Database e procure a aba 'Eventos Comuns', e então na lista de eventos comuns, na parte esquerda da janela, crie um evento, com o nome que você quiser. Logo ao lado direito do nome de evento, tem a caixa com a Condição de Início deste evento comum. Clique nesta caixa e escolha a condição 'Processo Paralelo'. E na direita, uma caixa ficará selecionável, com o 'Switch Condicional de Início', e então escolha o Switch ativado pelo evento do Veículo, no caso deste tutorial, o switch foi o 'Montando'. Escolha este switch, e então clique em OK, na janela de Switchs. Agora na caixa com os Comandos de Evento deste evento comum, clique duas vezes na primeira linha em branco, e na primeira coluna da primeira página, clique no comando 'Condições', vá na quarta página e marque a opção 'Tecla [ ] Pressionada', e então escolha a tecla C (Espaço), ou se preferir, a tecla B (Esc). Logo na parte de baixo desta janela, caso a opção 'Adicionar excessão se não cumpridas as condições' esteja marcada, desmarque-a, e se não tiver marcada, deixe-a em branco. Depois, clique em OK, na janela de Condições. A caixa de Comandos de Evento deverá ficar assim:



Código:
<> Condição : Pressionar tecla C (ou B)
<>
: FIM
<>




Logo acima da linha ": FIM", clique duas vezes na última linha em branco antes dela, e na segunda coluna da primeira página de comandos de eventos, clique em 'Opções de Variável', e então aparecerá uma janela, dividida em 3 boxes: 'Variável', 'Operação' e 'Operando'. No box 'Variável', marque a opção 'Individual', e então clique duas vezes na caixa ao lado dela, e crie uma variável com o nome 'Coordenada X', e então clique em OK na janela de variáveis. No box 'Operação', marque a opção 'Substituir', e no box 'Operando', marque a opção 'Person.', e na primeira caixa ao lado direito, escolha o evento 'Personagem', e na caixa ao lado escolha a opção 'Coord. X'. E então clique em OK. A janela com os comandos deste evento deverá ficar assim:



Código:
<> Condição : Pressionar tecla C (ou B)
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada X] = Personagem - Coordenada X
<>
: FIM
<>




Depois, repita o mesmo processo, faça outra operação de variável, agora com outra variável. Na lista de variáveis crie a variável "Coordenada Y", e no box 'Operação', marque a opção 'Person.', e na primeira caixa ao lado direito, escolha o evento 'Personagem', e na caixa ao lado escolha a opção 'Coord. Y'. E então clique em OK. A janela com os comandos deste evento deverá ficar assim:



Código:
<> Condição : Pressionar tecla C (ou B)
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada X] = Personagem - Coordenada X
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada Y] = Personagem - Coordenada Y
<>
: FIM
<>




Depois de feito, clique duas vezes na linha em branco antes da linha ": FIM", e vá na segunda página, e logo na primeira coluna com os comandos de eventos, clique em 'Posição de Evento'. Na parte superior da janela, onde está a caixa com o evento a ser mudado de posição, escolha a ID do evento do veículo. Você pode ver a ID do evento clicando duas vezes sobre ele, que na faixa com o nome da janela deverá estar: "Criar Evento - ID:". Voltando a janela da Posição de Evento, marque a opção 'Especificar por Variável'. E na caixa Coord X. escolha a variável 'Coordenada X', e na caixa Coord Y. escolha a variável 'Coordenada Y'. E na parte de baixo da janela, onde tem a caixa 'Direção', deixe como 'Atual'. A janela com os comandos deste evento deverá ficar assim:



Código:
<> Condição : Pressionar tecla C (ou B)
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada X] = Personagem - Coordenada X
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada Y] = Personagem - Coordenada Y
<> Posição de Evento : [Veículo], Variável [<ID da variável 'Coordenada X'>] [<ID da variável 'Coordenada Y'>], Atual
<>
: FIM
<>




Depois clique duas vezes na linha em branco anterior à linha ": FIM", na caixa 'Comandos de Eventos', e vá na segunda página, e logo na segunda coluna, clique em 'Mover Evento', e então aparecerá uma janela com a lista de movimentos, o nome do evento a ser movimentado e os comandos de movimento. No canto superior esquerdo, certamente deverá estar escrito 'Personagem', caso não esteja, clique no nome do evento que estiver lá, e escolha 'Personagem'. Depois, na segunda coluna na lista de comandos de movimento, na parte direita da janela, no final, clique em 'Mudar Velocidade', e selecione a velocidade 4. Na primeira coluna de comandos de movimentos, clique no comando 'Voltar um Passo'. Na lista com os comandos de eventos selecionados, na parte esquerda da janela, deverá estar assim:



Código:
<> Mudar Velocidade : 4
<> Voltar um Passo
<>




Depois clique duas vezes na linha em branco anterior à linha ": FIM", e na terceira página, clique no comando de evento 'Mudar Gráfico do Personagem'. E então escolha os gráficos normais dele, sem estar dentro do veículo ou em sua montaria. E depois clique em OK. E então, abaixo dessa linha deste comando, clique duas vezes na linha em branco, e na segunda coluna da primeira página, clique em 'Opções de Switch', e escolha o Switch 'Montando', e no box 'Operação', marque a opção 'OFF'. E clique em OK. A janela com os comandos deste evento deverá ficar assim:



Código:
 <> Condição : Pressionar tecla C (ou B)
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada X] = Personagem - Coordenada X
<> Opções de Variável : [<ID da variável>: Coordenada Y] = Personagem - Coordenada Y
<> Posição de Evento : [Veículo], Variável [<ID da variável 'Coordenada X'>] [<ID da variável 'Coordenada Y'>], Atual
<> Mover Evento : Personagem
: : <> Mudar Velocidade : 4
: : <> Voltar um Passo
<> Mudar Gráfico do Personagem : [Herói], <Nome do Character>, 0, <Nome do Battler>, 0
<> Opções de Switch : [<ID do Switch>: Montando] = OFF
<>
: FIM
<>

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