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 RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico

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MensagemAssunto: RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico   RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico Icon_minitimeSeg Ago 10, 2009 6:30 pm

Aula de script, feita por LegendsX com a ajuda de Sephiroth
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AULA 1 - O BÁSICO DO BÁSICO
Requerimento: Nada

O Ruby
O Ruby é uma linguagem de programação orientada à objeto. No ocidente, poucos ouviram falar do Ruby, mas no Japão se espalhou como fogo já que alcança a linguagem Python em popularidade. Que faz o Ruby assim popular? O Ruby possui as melhores características das melhores línguas de programação em um único lugar.

O RGSS
RGSS significa "Ruby Game scripting System" que em português quer dizer "sistema Ruby de scripting de jogo".
A diferença entre o Ruby e o RGSS é que RGSS deve ser visto como uma linguagem de "script" com alguns recursos da linguagem, enquanto que o Ruby é uma linguagem de programação completa. Com o Ruby, se você quiser mostrar uma figura na tela, você não pode apenas usar a mesma sintaxe que você se usou no RGSS do RPG Maker XP. Você teria que codificar toda essa função.

(Os textos acima foram retirados da apostila “Destrinchando os scripts RGSS”, criado por Marcelo Cavaco)

Editor de scripts
Há primeira vista quando vemos o Editor de scripts, pensamos “Meu Deus Que Porr# é essa?”, kk xD, mas aos poucos vamos vendo que não é tão complicado assim:

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Primeiramente para entender os scripts não é necessário tantoooo conhecimento assim, e sim entender um pouco de inglês, que, aliás, meu inglês melhorou muito depois que comecei a mexer com scripts ^^, affs voltando ao assunto, olhando a primeira vista podemos explicar de um modo mais fácil explicando pelas cores das letras que aparecem(explicarei as principais):

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Vamos há explicação:

Letras verdes – Praticamente as letras verdes só servem para uma função, explicar alguma coisa no script, definir, informar, note que todas as informações sobre o script utilizado estão sempre em verde, geralmente os scripts são assim:

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Note que sempre as informações ficam em verde como o autor, oq o script faz e etc.
Sempre que fizer um comentário coloque o caractere “#” e em seguida escreva, pois se não colocar o caractere o sistema vai considerar o comentário como parte do script, e dará problema no jogo inteiro  “!
E se eu quiser fazer um comentário extenso? Terei que colocar # em todas as linhas?
Não, você só precisa colocar o comando “=begin” antes do seu comentário, e o comando “=end” depois do seu comentário, assim você não precisará colocar # em todas as linhas.

Letras roxas – Basicamente as letras em roxo servem para definir o nome de algo ou apontar para algum diretório, mas é mais usado para definir, exemplo vá no script “Scene_Title” e na linha 39 troque na parte roxa onde está escrito “Novo Jogo” por “Iniciar Aventura” como a imagem abaixo:

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Teste o jogo e vc verão que em vez de Novo Jogo no title aparecerá oque vc digitou agora Iniciar Aventura, como tínhamos feito. xD
Também podemos apontar para locais e mudar os destinos dos arquivos para outras pastas como veremos agora em mais um exemplo.
Indo à linha 20 do script “Scene_Title” vcs verão em roxo os locais em que os arquivos de data estão, vamos modificar o local em que o arquivo Actors.rxdata vai estar:
Está assim:
“$data_actors = load_data("Data/Actors.rxdata")”

Mude conforme a figura:

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No comando: $data_actors = load_data("Data/Actors/Actors.rxdata") vc mudou o arquivo para uma nova pasta no caso a pasta “Acto”, que vc deverá criar agora dentro da pasta Data e colocar o arquivo Actors.rxdata lá, conforme o comando que acabou de mudar :
“Data/Actors(no caso a nova pasta)/Actors.rxdata (no caso o arquivo a ser movido)”

Pronto vc conseguiu modificar o arquivo para outro lugar, isso não é muito usado pela maioria do pessoal também não axo necessidade de mudar a origem dos arquivos, mas pra quem quiser, e também não poderíamos esquecer dessa função. xD

Letras vermelhas – As letras em vermelho escuro sempre vão ser números, ou seja, elas servem sempre para mudar algum valor, modificar, acrescentar, diminuir, como exemplo vamos modificar a posição de algumas janelas, indo ao “Scene_Title” na linhas 44 e 45 mude os valores 320 e 288 por 240 e 320 ficando assim:

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Teste o jogo e verá que a posição da janela com os comandos do jogo mudaram de posição:

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Viram? É bem simples agora em outro exemplo vamos mudar o tamanho da fonte do jogo, vá no “Main” e em:

“$defaultfontsize = $fontsize = Font.default_size = 22

Mude o numero 22 por 30 e teste agora vc verá que a fonte aumentou conforme o valor colocado:
ANTES DEPOIS
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Resumindo os comandos em vermelho só servem para isso mesmo mudar de lugar, modificar, acrescentar, aumentar, são valores que mexem com as diversas funções do jogo inteiro, é recomendável que vc grave sempre o valor original caso modifike um script e não goste, vc poderá retornar ao valor original. xD

Letras azuis

As letras azuis podem ser divididas em 3 partes: azul, azul claro e azul escuro.
As letras em azul, são usadas para comandos, ex: class, def, end, if, else, and./i]
As letras em azul claro são os símbolos, ex: +, -, =, <, >, *, /.
E por final, as letras em azul escuro servem para dar nome às classes e métodos. Veja um exemplo:

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No caso a classe pertence a Window_Base[/b]
ou seja é o inicio do script. xD
- Elas também tem a função de marcar a inicialização de um script, ou seja pelo comando:
def initialize

- Além de terminar o script, ou seja, o fim, que no caso seria o:
end
Também cria novas escolhas, usando o:
when
Como por exemplo, se for adicionar mais uma opção no Title além Novo Jogo, Continuar e Sair vc também terá que adicionar a opção, usando o when, mais isso veremos mais pra frente. xD
- Voltando também temos o false e true que são os que mais vemos, e que servem para habilitar e desabilitar alguma função, por exemplo no script “Scene_Title” , na linha 53 onde está:

“@continue_enabled = true”[/color]

Troque o true por false e teste o jogo vc verá que acabou de desabilitar a opção Continuar:

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É trocando os valores que podemos ver oque acontece, mas sempre é recomendável deixar no valor original, pois às vezes pode dar algum erro ou travar em alguma parte do jogo, mas a curiosidade também é finte de aprendizagem. xD

...Basicamente essas são as principais funções das letras em azul se der uma olhada mesmo, vc verá que essas são usadas em todos os scripts praticamente, há também outras funções mas que não vem a caso agora pq não sei pra que servem kkk Wink. xD

Letras pretas – As letras pretas são o restante do script xD, os comandos e funções que executam o mesmo.

--------------------------END--------------------------------

Nesta aula vimos a primeira vista aos scripts, a primeira impressão, na próxima aula iremos mais adiante já fazendo as primeiras modificações.

---PRÓXIMO TUTORIAL -> MODIFICANDO E CRIANDO

--------------Créditos------------
LegendsX e Sephiroth
-----------------------------------
Até a próxima
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MensagemAssunto: Re: RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico   RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico Icon_minitimeSeg Ago 10, 2009 9:48 pm

Está de Parabéns Legolas seu tutorial está muito bem explicativo,você deu uma força muito grande para a seção de rpg maker postando seus tutoriais,é muito bom mesmo ter um membro ajudando o fórum !

Alias , Seja Bem Vindo Very Happy
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MensagemAssunto: Re: RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico   RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico Icon_minitimeTer Ago 11, 2009 1:31 pm

Obrigado Lucas, só para avisar o tutorial é de LegendsX eu só trouxe pra cá.

Brevemente vou fazer algumas aulas de RGSS pois gosto muito de misturar o scripting com os eventos .
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MensagemAssunto: Re: RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico   RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico Icon_minitime

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