ManoLego Membro
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| Assunto: Modelagem 3d-Modelando uma orelha realistica Sáb Ago 15, 2009 9:19 pm | |
| Trata-se da técnica de modelagem "polígono por polígono", ou seja, a construção dos polígonos um por um, visando o desenho dos "loops" do objeto, bastante similar à técnica de splines. O objetivo deste tutorial, é demonstrar a facilidade de uso desta técnica, onde os loops são preparados desde o início, ao invés de termos que cortar a malha muitas vezes como acontece com a técnica de box modeling.Esta técnica aplica-se à todos os softwares que possuam recursos de modelagem poligonal . A orelha foi construída tendo em vista o aspecto do posicionamento correto dos loops.
Número de faces do modelo final low-poly: 225
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1. Partindo das ferramentas Polygons > Create Polygon Tool e Append to Polygon Tool, crie uma estrutura semelhante a essa, preocupando-se que os polígonos tenham sempre 4 lados:
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2. Continue a construção da malha desta maneira:
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3. Selecione as faces indicadas e ...
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4. ...aplique um extrude (ou bevel) para que a malha se pareça com a mostrada abaixo:
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5. Aqui, nós faremos o primeiro "corte" na malha, seguindo a indicação laranja na figura abaixo:
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6. Aqui faremos um novo corte, ao lado do anterior, formando outro loop:
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7. Selecione os edges recém criados e mova-os "para dentro" da orelha, como indicado abaixo:
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8. Aqui, nós mudaremos um pouco a direção dos loops. Repare nas diferenças entre a imagem anterior e a próxima. Selecionaremos as faces indicadas...
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9. ...e usaremos outro extrude para "cavarmos" essa região:
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10. Para adicionar vincos, proceda sempre da maneira indicada abaixo. Esta é a maneira correta de adicionar detalhes desse tipo mantendo a malha sempre "all quad":
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11. Edite essa região, abrindo mais os polígonos::
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12. Para dar volume à orelha, extrude os edges externos 2 vezes, como indicado abaixo:
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13. Primeiro teste de subdivisão. Sua orelha deve se parecer com esta:
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14. Movendo vértices, edite sua malha até adicionar todos os detalhes anatômicos, conforme a versão low-poly abaixo...:
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15. ...e a versão SubD abaixo::
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16. A parte de trás da orelha deverá ficar assim em low-poly...
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17. ...e assim em SubD:
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18. Vista por trás, a orelha deverá ter uma forma que se aproxime dessa:
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19. Após mover alguns vértices e adicionar alguns detalhes, esse é o resultado final obtido em low-poly...
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20. ...e em SubD::
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21. Aqui você confere o resultado da renderização. Todos os detalhes anatômicos foram adicionados:
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Descobri que da pra colar direto do word:D mas fico meio torto e o testo fico pequeno mas tudo bem pelomenos ainda da pra le | |
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Soul Filter Designer
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| Assunto: Re: Modelagem 3d-Modelando uma orelha realistica Sáb Ago 15, 2009 10:45 pm | |
| OMG, PERFEITO esse 3D | |
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ManoLego Membro
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| Assunto: Re: Modelagem 3d-Modelando uma orelha realistica Dom Ago 16, 2009 4:11 pm | |
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Soul Filter Designer
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| Assunto: Re: Modelagem 3d-Modelando uma orelha realistica Dom Ago 16, 2009 4:19 pm | |
| aí não¬¬, eu sou um bb no 3D ainda:nene: | |
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| Assunto: Re: Modelagem 3d-Modelando uma orelha realistica | |
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