.:CBS Estilo Crhono Trigger 2.0:.
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Criador: †anatos
Plataforma: Rpgmaker2003
Não nescessita de RTP
Nível: Experiente
(Básico, Médio, Experiente e Mestre)
Créditos:BattleCharsets by BlackFox
Versão1.0 foi deletadaDownload:http://www.4shared.com/file/37516789.../Crhono_T.html
Screens:_________________________________________________
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Regras e advertencias:-Sempre jogue Super Nintendo mesmo que seja por emulador.
-Não crie as batalhas perto das margens do mapa se não a posição do backdrop não vai paracer com a do mapa.
-Não crie nenhum evento antes dos eventos da template copie o mapa
Template, mapeie como você deseje que seja o mapa e depois que criar
todas batalhas que podem ter no mapa ai sim você cria os outros eventos.
-Não crie nenhuma luta perto dá outra.
-Não coloque NPCs(Pessoas ou passaros) perto das lutas.
-Não use moviementos randomicos nos NPCs, por que se não eles podem ficar perto dá lutas.
-Para criar lutas em "Histórias"(eventos), tipo fala com um cara dai
tem o dialogo dai sim começa a luta, basta deletar os eventos
"D" do mapa e após o diaologo do evento coloque o call event para luta contra o susposto adversário.
Este sistema não é o Sistema do Jogo Crhono Trigger é apenas imitantando, para ser mais exato isso é uma
Simulaçãonão é real, então não venha com perguntas, como colocar "técnicas
combinadas" como colocar os outros heróis e blá, blá, blá. Esse CBS
pode ser usado com outros jogos, se você entender bem
mesmo o
sistema poderá colocar 4 heróis ao invés de 3, eu coloquei 3 para
aparentar o jogo original, então se quiser colocar 4, terá de manipular
o catepillar e o evento comum Start Combat.
Veja só ao lado o mesmo sistema só que feito com a RTP.
Para entender o CBS não é muito dificil, primeiro baixe a Engine, após
isso abra ele pelo rm2k3 lá você vai ver um mapa chamado template, nele
foi desenhado um campo xadrez, veja na imagem seguinte:
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct1.png
Indice:A: Posição em que o NPC2(Robot) deverá ser chamado.
B: Posição em que o NPC3(Frog) deverá ser chamado.
C: Posição em que o heroi(Crhono) deverá ser chamado.
D: O evento de pode ser colocado em varios lugares.
Ele é a aproximação do herói de um inimigo, exemplo:
Chegou perto de um inimigo começa a luta.
E: Esse pode ser criado mais de um, tipo três inimigos na mesma luta.
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Dentro dos Eventos
"D" chamara um evento único no mapa chamado
"Iniciar Combat", dentro dele que tudo será definido:
Pagina1 para luta1 página2 para luta2
(confira no mapa )
Onde ficarão os eventos que chamam a posição de pose de batalha ("A","B" e "C") com "local de Evento"(Setup Event).
Após isso ele chama um evento comum chamado Start Combat(esse você não precisará mexer).
Logo após a
Luta que você deverá definir inimigo e o backdrop da luta.
Depois vem o Evento comum "terminar combat", depois a switch dá luta que você deverá definir pela luta de mapa,
tipo foi a luta 3, switch [victory3], o que sobra não precisa mexer.
Na segunda página dos eventos "D" e "E", você deverá criar
uma página em branco ativa pela switch dá luta, tipo
foi a luta 3, switch [victory3].
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.:Switch Importantes:.[0001:Batalha ON]:
Essa switch muito importante pois ela trava o herói e o catepilar para iniciar a luta.
[0002:Pose de Batalha]:
Essa é para página em que os heróis ficam em pose de batalha:
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct2.png
[0008:Correr ON]:
Essa switch é para fazer com que o sistema de correr com o Enter funcione fluentemente
http://br.geocities.com/toadigital/r...bs/ct/ct01.gif
[0009:Correndo]:
Essa é para definir dentro de duas forks a velocidade e charset dos heróis e a pagina dos NPCs.
http://br.geocities.com/toadigital/r...bs/ct/ct02.gif
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Citação:
Essas próximas swicths são muito importantes. todas Screens tiradas para backdrop devem ter 320x240 pixels e devem ser convertidas em 8bits, para convertelas pegue as digas abaixo. |
[0010:Enemy in BackDrop]:
Essa faz com que o Herói e os NPCs(heróis) desaparesam antes dá luta e
te dá um tempo para tirar uma screen com a tecla "print Screen", do
cenario e do inimigo, assim você deverá converte a imagem em
256cores(8-bits), para tornala um backdrop do rm2k3, após importa a
imagem crie uma equipe de luta nova e coloque os inimigos em cima
exatamente dos inimigos na foto, para dá a impressão de que a luta é no
mapa.
[0011:Backdrop scene]
Nessa você fará o seguinte, ela será ativa sozinha se a [0010] já estiver ativa,
dai vá novamente você poderá tirar uma screen dá tela mas sem os inimigos e os heróis.
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Convertendo em 8-bits:
Não use o MSpaint ele estraga as imagens, para isso você terá que fazer no PhotoShop.
Abra nele a imagem desejada, dai vá
Arquivo depois
Salvar para Web... mude nas configurações para PNG-8 depois vá no botão acima e aperte
Salvar.
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.:Passo-a-Passo:.
Copie o Mapa Template desenhe o mapa e tal, delete todos eventos
"D" exeto 1 para poder copiar e colocar aonde forme o proximidade do inimigo.
Crie nesse mesmo mapa uma luta através daquele xadrez, mais ou menos assim:
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct3.png
dai defina os eventos
"D" e
"E" onde ficaram, eu os defini assim:
(Os eventos Rosas são os D os com gráficos de monstros são os E)
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct4.png
Agora edite o evento
Iniciar Combat e defina os
"Locais de Eventos"o Mesmo que Setup Event, no lugar respectivo a cada herói em cima dá "Areia clara":
XY-[Crhono]: Abaixo
XY-[Robot]: Esquerda
XY-[Frog]: Direita
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct5.png
No switch defina a Switch de [Victory] respectiva a luta ON.
Depois na parte onde fica o Xadrez limpe ele e faça o "teste de Jogo".
Exemplo:
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct6.png
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Criando mais de uma luta:(Veja o exemplo no mapa Template2)
No evento Inicar Combat copie a página 1 e cole, no mesmo lugar, dai
Substitua os "Locais de Evento", pelos respectivos a luta2 e subistitua
a switch pela switch respectiva a luta
e a equipe de monstros e o backdrop pelos respectivos a luta
Pronto.
http://br.geocities.com/toadigital/r...t/tuto-ct7.png
Criando Monstro Grande no Mapa:Após isso vá no Mapa "filho de lavos" abra o Evento "E" e veja como foi feito com Show Picture.
Criando Boss(Chefão de jogo):Ao invés de chamar uma switch Victory, coloque para chamar uma switch normal do jogo tipo "derrotou o boss1".
Pronto Qualquer Dúvida pode perguntar.
By: [†anatosMaker]