Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortal[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico BlogRegistarÚltimas imagens[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Orkut10RegrasEntrar

 

 [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico

Ir para baixo 
AutorMensagem
Soul Filter
Designer
Designer
Soul Filter


Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 29
Warning : 0%
Premios : [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Trophy10: 0
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Trophy11: 0
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Trophy12: 0
Habilidade 1 : [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Rpgm10
Habilidade 2 : [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Spriti10

[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Empty
MensagemAssunto: [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico   [RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Icon_minitimeSáb maio 23, 2009 10:14 pm

1º Tutorial de mapeamento

Mapeando uma Bosque


O porquê deste Tutorial:

Bom, eu particulamente já joguei muitos games do Rpg Maker, e muitos deles eram verdadeiras tragédias, os mapas horríveis, sem noção de espaçamento, de realidade, ou seja, jogos horríveis, então resolvi ajudar a galera a fazer games no RM com esse tutorial de mapeamento
Primeira parte: Mapeando a estrutura do mapa

Eu gosto de iniciar meus mapas sempre com a estrutura deles, a forma inicial deles, o esqueleto do mapa, definir todas as formas que ele terá, elevações, erosão, etc. para iniciarmos o mapeamento, primeiro abrimos o Rpg Maker 2000 / 2003, vamos em Project> New e criamos um novo game.Depois, no canto esquerdo inferior do maker, terá uma área com uma pasta, essa é a pasta do seu jogo e onde ficarão todos os mapas, dê um clique nela com o botão direito, e quando aparecer a janela de opções selecione New Map.Vai aparecer uma janela com todas as propriedades de seu mapa, configure-a como quiser ( eu usei 40 x 40 quadros ).Pronto, agora comece a mapear com o gráfico de terra do chipset ( no canto esquerdo do maker) Faça as formas do seu mapa.
Exemplo:[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutomap1



Segunda Parte: Elementos Essenciais


Essa é a parte dos elementos essenciais em seu mapa, uma das piores partes pra min ( acho a mais difícil ) pois aqui você terá que definir todas as partes que não pode faltar em um mapa, baseando-se num mapa real. em um bosque, não pode faltar grama, árvores, pedras, etc. não pode faltar vida! Fiz essa parte de acordo com o que eu acho que é um bosque.
Exemplo:[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutomap2


Terceira Parte: Finalizando o que falta
Essa é a parte que eu mais gosto, aqui vamos colocar o que falta no mapa acima, vamos finalizar o bosque e enfeitá-lo de acordo com um bosque real, não tenha medo de acrenscentar elementos ao mapa, faça tudo muito, mas não exagere pra não perder a proporção do espaço.
Exemplo:[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutomap3


Quarta Parte: Efeitos
Essa é a parte em que usaremos eventos, é bem fácil e dá um toque especial aos mapas. Os efeitos que gosto de usar nos mapas de florestas são Animais, eventos com borboletas, esquilos, ursos, etc.
Exemplo:[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutomap4

Ai nesse caso, pra colocar uma borboleta e fazer ela se movimentar, vc coloca o gráfico de uma borboleta, vai em movement type e seleciona random movement, com frequência 8, vai em movement speed e seleciona 3 x2 slower ( velocidade padrão ) a posição Over Hero e inicar ele como Parallel process, e pronto, sua borboleta tá pronta. Outro efeito bastante interessante é o efeito de luz, vc vai em new event, e na segunda aba seleciona Show Image, e seleciona a imagem efeito de luz, coloca a transparência dela em 75 % e tamanho normal, como segue os exemplos:
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutorialefeitos
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico Tutorialefeitos2


Bom, o tuto é isso, só não pude postar como ficou o mapa finalizado pq essas imagens tavam de backup aqui e eu num tinha nada pra fazer com elas, ai resolvi fazer esse tutorial, mas vo refazer esse mapa todo ai e vo postar como ficou ele, se tiver alguma coisa de errado no tutorial, me avisem, Abração ai galera
Ir para o topo Ir para baixo
 
[RM2k/2k3] Tutorial de mapeamento básico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tutorial basico para iniciantes
» tutorial para iniciantes: Conceito básico do paint...
» RGSS by LegendsX - AULA 1 - O Básico do Básico
» Ae cara queria um joguinho basico
» [Vídeo Aula] Criando um Jogo Básico no GameMaker | Parte 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Makers :: RpgMaker :: RpgMaker 2k3/2k :: Tutoriais-
Ir para: