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 GML - 1ª Lição

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MensagemAssunto: GML - 1ª Lição   GML - 1ª Lição Icon_minitimeTer Ago 11, 2009 1:55 pm

Autor:João Neto
Nesta primeira lição vamos ver como criar um script e adicionar algumas condicionais a ele.

Para saber sobre a criação de itens(Sprites, Objects, Rooms) acesse Aqui.

STEP 1 – CONFIGURANDO O GAME MAKER
Para trabalharmos com GML o primeiro passo é configurarmos o Game Maker para o modo Avançado. Para isso abra o Game Maker, clique em File e Clique em Advanced Mode.

GML - 1ª Lição 95774890sk6
PS: O Game Maker costuma habilitar o modo avançado automaticamente.

STEP2 – CRIANDO AS PRIMEIRAS LINHAS DE SCRIPT
Vamos fazer um pequeno teste usando GML. Vamos identificar qual tecla das setas direcionais foi pressionada.
Clique na pasta Scripts -> botão direito -> Add Script

GML - 1ª Lição 14287578kp5
Ao criá-lo, nomeie-o como Setas
Insira o seguinte código no mesmo:

if(keyboard_check(vk_left)){
show_message('Seta esquerda')
}
if(keyboard_check(vk_right)){
show_message('Seta direita')
}
if(keyboard_check(vk_up)){
show_message('Seta Cima')
}
if(keyboard_check(vk_down)){
show_message('Seta baixo')
}GML - 1ª Lição 58031599uo0
O que fizemos aqui??
Observe que eu faço uma condicional em cada tecla. O GML possui várias funções prontas, como a keyboard_check, que verifica se a tecla passada como parâmetro (no caso as constantes vk usadas acima) foi pressionada.
Este script não terá função nenhuma se ele não for verificado o tempo todo, ou seja, se ele não for executado pelo menos uma vez por segundo.
Para que possamos ver o script acima sendo executado, vamos colocá-lo em um objeto.
Crie um objeto (1), coloque nele uma Action Step (2, 3, 4, 5), adicione nesta um Execute piece of Code (6, 7, Cool e nesta coloque o nome do Script, seguido de parenteses, assim: Setas() (9).


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Feito isso, adicione uma room e coloque o objeto criado nela.

GML - 1ª Lição 56621429bc8

Ao executar o jogo e pressionar qualquer das setas direcionais, uma mensagem aparecerá, indicando qual tecla foi pressionada.

Isto foi apenas um exemplo de como verificar teclas pressionadas. O GM possui constantes para todas as teclas possíveis, e funções variadas para verificação das mesmas.
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