Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalGML - Lição Extra BlogRegistarÚltimas imagensGML - Lição Extra Orkut10RegrasEntrar

 

 GML - Lição Extra

Ir para baixo 
AutorMensagem
Legolas
Moderador-Global
Moderador-Global
Legolas


Masculino Número de Mensagens : 119
Warning : 0%
Premios : GML - Lição Extra Trophy10: 0
GML - Lição Extra Trophy11: 0
GML - Lição Extra Trophy12: 0
Habilidade 1 : GML - Lição Extra Rpgm10
Habilidade 2 : GML - Lição Extra Webm10

GML - Lição Extra Empty
MensagemAssunto: GML - Lição Extra   GML - Lição Extra Icon_minitimeTer Ago 11, 2009 2:24 pm

Autor:Legolas ( eu ) & João Neto

Bom, eu estava lendo umas aulas do João Neto sobre a Linguagem do Game Maker e então eu peguei um Script dele para traduzir para vocês:

if(keyboard_check(vk_left))
{Caixa.x -= 5;}
if(keyboard_check(vk_right))
{Caixa.x += 5;}
if(keyboard_check(vk_up))
{Caixa.y -= 5;}
if(keyboard_check(vk_down))
{Caixa.y += 5;}

Vamos ver agora essa parte:

if(keyboard_check(vk_left))
{Caixa.x -= 5;}

O if significa " Se " e a parte (keyboar_check) significa "(Checar_Tecla)".Então nosso código está assim:

Se(Checar_Tecla)

Bem simples não?Então vamos dar a continuidade há nossa aula.A parte (vk_left) significa "(vk_esquerda)".Ou seja nosso Script está assim:

Se(Checar_Tecla(vk_esquerda)) - Se apertar tecla esquerda ele checará a tecla e ( ué cade o fim? ):

Tem a parte da :

{Caixa.x -= 5;}

A Caixa é o Sprite criado Chamado "Caixa" ou seja ele chamará o sprite Caixa.

O x é a parte do plano cartesiano, se você já se formou da 5ª série você ja tem uma noção, para entender o plano cartesiano é necessário ler as aulas anteriores de João Neto, que foram postados aqui no fórum.

E agora oquê é esse "-="?É algo muito simples isso significa que "menos igual" óbvio não?Mas para poder explicar melhor vamos terminar o tutorial:

Se(Checar_Tecla(vk_esquerda)) - Se a tecla esquerda apertar...
{Caixa.x -= 5;} - A sprite Caixa vai dar 5 passos a esquerda.

O "-" na linguagem GML, pelo que sei significa Esquerda e "+" Direita.

Então está explicado nosso código não?É muito mais simples ensinar na sua linguagem e fica mais fácil de entender, só para terminar o y também faz parte do plano cartesiano e o Right, Up, Down são "Direita, Acima, Abaixo".

Créditos:Legolas - Por Fazer o Tutorial
João Neto - Por utilizar um de seus scripts
Ir para o topo Ir para baixo
 
GML - Lição Extra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» GML - 1ª Lição
» GML - 2ª Lição
» GML - 3ª Lição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Makers :: GameMaker :: Tutoriais -
Ir para: